quinta-feira, 7 de maio de 2009

Protecção civil

A CMMG tem a responsabilidade de desenvolver e promover acções de levantamento e análise das situações de risco colectivo na cidade.

Contribui assim para a diminuição das vulnerabilidades, designadamente através da Carta de Vulnerabilidades da Cidade.

Neste contexto, a Câmara elabora e executa o Plano Municipal de Emergência, e outros, procurando garantir a funcionalidade do sistema de protecção civil na resposta às situações de emergência.

Realiza igualmente estudos no âmbito da segurança, propõe medidas face a determinadas situações de risco e concebe programas com vista a informar e formar a população para atitudes e comportamentos preventivos de auto-protecção em situações de emergência.

Cabe à Câmara a criação dos mecanismos de articulação e colaboração com todas as entidades públicas e privadas que concorrem para a protecção civil. Assegura assim o funcionamento do Centro Municipal de Operações de Emergência.

É ainda da responsabilidade da Câmara a intervenção nas áreas afectadas, minimizando os efeitos de acidentes graves, catástrofes ou calamidades sobre a vida, a economia, o património e o ambiente

Sem comentários: